18 de outubro de 2009

Análise Poética nº 20 "Querem Acabar Comigo"

Nem eu mesmo sei porque...

Querem Acabar Comigo
Roberto Carlos

Querem acabar comigo/ Nem eu mesmo sei por que/ Enquanto eu tiver/ Você aqui/ Ninguém poderá me destruir

Querem acabar comigo reflete um momento em que a música estava dividida no Brasil, entre aqueles que diziam fazer uma música genuinamente brasileira (que não era, já que todos os ritmos 'brasileiros' derivam de ritmos internacionais, como o samba de roda que veio da África, a Bossa Nova, que teve inspiração no Jazz e no Blues norte-americanos), e aqueles que faziam, o que apesar de ser chamado de Iê Iê Iê, era na verdade Rock'n'Roll, na sua 'versão' anos 60, mas feito em Português por brasileiros.
Roberto era o grande alvo, por ser o grande líder da Jovem Guarda. Essa música ele fez como uma bronca dele com todos aqueles que ficavam falando mal da música da Jovem Guarda (que era adorada pelo povo).

Roberto na verdade nunca entendeu isso (Erasmo também não). Pra eles a música é universal, algo que qualquer pessoa sensata percebe. Mas quando Roberto fez essa música ele tava bronqueado com o pessoal da música brasileira, e quis dizer que enquanto seu público estivesse com ele, ninguém ia poder lhe destruir. Mas na música ele faz isso com alusão a uma garota.

Querem acabar comigo/ Isso eu não vou deixar/ Me abrace assim, me olhe assim/ Não vá ficar longe de mim/ Pois enquanto eu tiver você comigo/ Sou mais forte para mim não há perigo

Roberto a partir de então mostrou que não estava pra brincadeira. Depois de 1966 quando gravou essa música, só cresceu seu lugar no coração dos brasileiros. Sua 'luta' foi vencida com folga. E aqui ao dizer que não ai deixar acabarem com ele, ele dá esse primeiro sinal de vitória.

Você está aqui/ E eu estou também/ E com você eu não temo ninguém/ Você sabe bem de onde eu venho/ E no coração o que tenho/ Tenho muito amor/ E é só o que interessa/ Fique sempre aqui/ Pois a verdade é essa.

Aqui o carinho pelos fãs se mostra evidente. Mas é claro que a música não foi feita com o intuito de falar que a força de RC vinha dos fãs. Roberto sabia disso e usou na canção. O verdadeiro objetivo da música era demostrar um Roberto Carlos insatisfeito com a critica e não compreendendo o motivo para tentarem acabar com ele.

A Próxima Música é: Quase Fui Lhe Procurar

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, e quer dedicar essa coluna a um de seus ídolos que corre agora (14h) no GP do Brasil, Rubens Barrichello. Independente de todos aqueles que 'quiseram acabar com ele', com sua imagem, e independente do resultado da corrida, ele assim como Roberto Carlos quando o ele fez essa música soube provar ser maior que todas as criticas. Boa sorte Rubens. Viva Roberto Carlos e sua poesia!!!

3 comentários:

  1. Muito bom, bicho. Mostrou uma face da música que muita gente não via. Parabéns !

    Um Forte Abraço
    James Lima
    www.robertocarlosbraga.com.br

    ResponderExcluir
  2. Roberto v- é 10 por isso eu curto v- até o dia de hoje Deus te proteja e te livre de todo mau
    que Deus te dê muitos anos de vida para assim
    continuar nos daqndo felicidade
    um forte abraço e feliz 2010

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails