4 de fevereiro de 2009

Análise Poética nº 15 - "O Calhambeque (Road Hog)"

O Calhambeque (Road Hog)

Antes de falar da música, é preciso falar da lenda... O Ford 29, que no Brasil, pelas bocas do povo é o Calhambeque. Um carro que cativa tanto quanto outros ícones, como o Fusca. É UNICO. E foi com a música 'O Calhambeque (Road Hog)' que eu Diego Bachini Lima e HenryRoss também (de acordo com ele) começamos a nos interessar pelo Rei Roberto Carlos. De certa forma, pode-se dizer, que sem o Calhambeque, não existiria esse blog. E é por isso que essa coluna será hoje, (a contra-gosto do dono do blog, eu sei) muito grande, por causa de muitas fotos. Mas essa música foi escolhida para hoje, não por acaso. Hoje eu completo 18 anos de idade, e venho aqui comemorar com vocês meus leitores fãs de Roberto Carlos (ou não, no caso do meus amigos que eu passo o link, para que leia minha coluna). A análise vai ficar pro final do post... Hoje será quase uma homenagem a esse automovél...

Rio de Janeiro - RJ
CY-8444

No Salão De Acessórios... 'É Bicho, que beleza essa coluna especial!'

No dia da entrega...


O Calhambeque em 'Detalhes'

Cabine

Instrumentos

Motor

Por fim, Recordar é viver...

O Calhambeque era assim...

...veio pra cá...

...foi re-projetado...

...e ficou assim! Uma Brasa, Mora?



AGORA SIM AQUI A ANÁLISE:

O Calhambeque (Road Hog)
Erasmo Carlos; Gwen Loudermilk; John D Loudermilk

Essa é uma das muitas histórias que acontecem comigo/ Primeiro foi Susi, quando eu tinha a lambreta/ Depois comprei um carro, e parei na contramão/ Tudo isso sem contar o tremendo tapa que eu levei/ Com a história do Splish-Splash/ Mas essa história também é interessante...
Ele começa falando de sua história... Contar histórias foi e ainda é o grande constante nas músicas do rei, sejam dele ou não. Susi foi a primeira música de autoria só do Roberto a ser gravada...
Parei Na Contramão, seu primeiro sucesso no Rio de Janeiro. Splish-Splash se segundo sucesso no Rio. Mas já vai começar a nova história

Mandei meu Cadilac pro mecânico outro dia/ Pois há muito tempo um conserto ele pedia/ E como vou viver sem um carango pra correr/ Meu Cadilac bip bip/ Quero consertar meu Cadilac
É um jovem da classe média, que tem seu carrão americano, simbolo de status para com as garotas sair. Mas com o carro com um defeitinho aqui e outro ali não dá pra sair. Mas ai ele tem uma pequena (pequena mesmo) crise de consiencia... 'Mas com que carro eu vou andar bicho?' Mas ele sabe que o Cadilac ele precisa consertar...

Com muita paciência o rapaz me ofereceu/ Um carro todo velho que por lá apareceu/ Enquanto o Cadilac consertava eu usava/ O Calhambeque bip bip/ Quero buzinar o Calhambeque

O moço da oficina tem um opção que não é muito agradável... 'Pô um carro velho!?' Até hoje existe um certo preconceito com modelos mais históricos, como o Fusca por exemplo. Mas ele percebe que não tem jeito... E vai de Calhambeque mesmo.

Saí da oficina um pouquinho desolado/ Confesso que estava até um pouco envergonhado/ Olhando para o lado com a cara de malvado/ O Calhambeque bip bip/ Buzinei assim o Calhambeque.
Ele ficou meio tenso... 'Pô pessoal vai rir de mim com esse Calhambeque'. Mas mesmo no carrinho quis se mostrar superior, e olhou com sua cara de mau... E buzinou o Calhambeque

E logo uma garota fez sinal para eu parar/ E no meu Calhambeque fez questão de passear/ Não sei o que pensei, mas eu não acreditei/ Que o Calhambeque bip
bip /O broto quis andar no Calhambeque.
Mas... As coisas estavam acontecendo diferentemente do que ele pensou... O Broto adorou o Calhambeque... Carrinho diferente que não se vê sempre nas ruas... Charmoso por natureza... Mas ele não acreditou... Afinal o q tinha aquele carro? Por que o broto quis andar no Calhambeque?
E muitos outros brotos que encontrei pelo caminho/ Falavam que estouro, que beleza de carrinho/ E eu fui me acostumando e do carango fui gostando/ O Calhambeque bip bip/ Quero conservar o Calhambeque.
Estão todas as garotas achando um máximo esse carango... E ele vai adorando estar fazendo tanto sucesso com o carro... Começa a pegar afetividade... Imagino que o dirige com um largo sorriso no rosto... 'É melhor cuidar bem do Calhambeque.

Mas o Cadillac finalmente ficou pronto/ Lavado, consertado, bem pintado, um encanto/ Mas o meu coração na hora exata de trocar, bip, bip/ O Calhambeque bip bip/ Meu coração ficou com o Calhambeque.

O 'Avião' tá pronto... está como novo... Mas... Ele acabou gostando tanto do Calhambeque, que não vai saber ficar sem ele... Ele vai ficar com o Calhambeque... E 39 anos depois soubemos que ele ainda está com os 2: 'O Cadillac ao lado do meu Calhambeque'

Bem, vocês me desculpem, mas agora eu vou-me embora/ Existem mil garotas querendo passear comigo/ Mas é por causa desse Calhambeque, sabe?/ By, By.

Depois de uma ótima história como essa ele parece adiantar as próximas... As histórias com o brotos, que Roberto e Erasmo iriam falar anos depois em músicas como Proposta e Seu Corpo. Até os dias de hoje o Calhambeque se mantém no imaginário de adultos, jovens e crianças... Muito por causa do charme do pequeno carango. Mas talvez muito mais por causa dessa história que Erasmo escreveu, e Roberto, eternizou cantando. 'As garotas só saem por causa desse calhambeque sabe?'...

A Próxima Música é: À Distância...


- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, está muito feliz de poder compartilhar esse momento com todos aqueles que lerem essa coluna. Obrigado pelo carinho que recebi em diversos comentário :')

7 comentários:

  1. Muito interessante esta sua análise poética de "O calhambeque". Em especial porque muitas pessoas dizem que esta música não tem nada de poesia, é só alienação, música "inferior". Ótimo trabalho encontrar tamanha poesia em meio a ela...

    Ah, feliz aniversário. Não é todo dia que a gente passa a ter idade pra se alistar no Exército...rsrsrs.

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    www.emocoesrc.blogspot.com

    www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente a musica é otima
    uma das primeiras q ouvi...
    ê saudade ! (Rss)
    ah, feliz niver
    é exercito te espera hahaha!

    abç!
    Raphael Toad

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Diego
    Feliz aniversário e um grande abraço
    Eduardo Lages

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Diego, demais !
    No dia do seu aniversário, eu lembrei assim que acordei. 04 de fevereiro, aniversário do Diego.

    Feliz aniversário, que Deus te conserve este rapaz maravilhoso que você é.

    Um abraço do, acima de tudo, seu fã
    James Lima

    ResponderExcluir
  5. Bela coluna! E tem quem não goste d'O Calhambeque? Acho que não... Parabéns Diego pela coluna... E gosta de Bee Gees também? Belo gosto musical...

    ResponderExcluir
  6. Roberto carlos é merda
    Tiago bachini lima,irmao de diego bachini lima,e de saco cheio de roberto carlos

    ResponderExcluir
  7. Apenas um lembrete..na foto acima onde se le rio de janeiro rj cy 8444.....Leia se CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES CY-8444( NA FOTO ANTIGA EM PRETO E BRANCO)

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails