11 de junho de 2010

Roberto Carlos - Amigos

Admirado inclusive pelos colegas de profissão, Roberto fez muitas amizades no meio artístico

Ele sempre foi um homem reservado e avesso a badalações. Por isso, só os seus familiares e amigos mais próximos têm o privilégio de desfrutar sua companhia e intimidade. São pessoas escolhidas a dedo pelo Rei e pelas quais ele cultiva um grande carinho. Talvez esse seja um dos motivos de Roberto Carlos ser frequentemente homenageado pela classe artística, com quem mantém um ótimo relacionamento.

Foi assim na festa que comemorou seus 50 anos de carreira, quando 20 divas da música brasileira o reverenciaram e interpretaram alguns de seus maiores sucessos. Entre elas estavam a eterna Ternurinha, Wanderléa, Alcione, Rosemary, Ivete Sangalo e Hebe Camargo. Todas suas admiradoras e algumas amigas de longa data, que fazem parte de sua história e dividem alegrias e tristezas. É o caso de Hebe. A apresentadora esteve ao lado de Roberto durante um dos momentos mais difíceis de sua vida: a luta de sua ex-mulher Maria Rita contra o câncer.


Irmão Camarada

Muitos de seus amigos já não estão mais aqui, mas marcaram igualmente a trajetória do Rei. Elis Regina é uma delas - ferrenha adversária de Roberto nos anos 60 -, rendeu-se a seu carisma e chegou a gravar algumas de suas músicas. Mas se tratando de amigos, um tem lugar especial na história de Roberto: o tremendão Erasmo Carlos.

Os dois se conheceram em meados de 1958, no Colégio Ultra, no Rio de Janeiro, e a identificação foi quase instantânea. Eles passaram a compor juntos e formaram uma das mais conhecidas dupla do país. Com o passar dos anos, construíram uma amizade sólida - cantada na música Amigo, de 1977 - que dura até os dias de hoje.

Outras amizades, como a com o cantor e compositor Caetano Veloso, também começaram há anos e persistem até hoje. Em 1968, quando havia uma disputa entre Jovem Guarda e Bossa Nova, Caetano impressionou Roberto dizendo que tinha passado a ver o ritmo alucinante do iê-iê-iê com outros olhos após ouvir suas músicas. Nascia ali uma amizade e mais músicas vieram. Ao visitar o amigo no exílio, em Londres, o Rei compôs a música Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos (1971) em sua homenagem. A gentileza foi retribuída com Como Dois e Dois (1971), Muito Romântico (1977) e Força Estranha (1978).

:: Em 1977, Roberto Carlos e Pelé cantaram juntos a música O Mundo É uma Bola.

:: Seus músicos trabalham com ele há mais de 30 anos. Roberto não gosta de demitir ninguém e trata cada um como se fosse de sua família.

:: Em 2008, Ana Paula - enteada de Roberto que ele considera como filha - casou-se com o músico Paulinho Coelho, guitarrista de sua banda. Anos antes, ela havia namorado o cantor Antônio Marcos e causado a ira do Rei, que não aceitou o namoro.

:: Roberto Carlos e Caetano Veloso subiram ao palco para um show em 2008, em uma homenagem ao maestro Tom Jobim e aos 50 anos da Bossa Nova.

:: Dos 33 especiais apresentados por RC na TV Globo, o amigo de fé, Erasmo Carlos, participou de 25.


- Revista Contigo!

2 comentários:

  1. ola!estou no meu dia de sorte estar na pagina do rei .estou muito contente...beijos de sua fã sandra e familia pai mãe irmaõs.................

    ResponderExcluir
  2. roberto espero que tenhas lido minha carta, um forte abraço maisa sorocaba

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails