3 de maio de 2012

Entre Carangas e Brotos...


Roberto Carlos nunca escondeu sua paixão por carros e velocidade — mesmo tendo sofrido uma capotagem que quase lhe custou a vida, em 1965.


Parei na Contramão

Roberto Carlos - Erasmo Carlos


As “carangas “ inspiraram várias músicas do repertório inicial de RC. Parei na Contramão, parceria dele e de Erasmo, é um exemplo. Se você procurar bem, encontra até alguma transgressão no versos “A velocidade que vinha não sei”....


O calhambeque (Road hog)
John Loudermilk - Gwen Loudermilk (versão: Erasmo Carlos)


O Calhambeque era uma versão, mas sua narrativa clara, direta e com final feliz caiu no gosto dos adolescentes e rendeu talvez o primeiro grande sucesso de RC. O clima de desenho animado era tão explícito, que até uma buzina de calhambeque servia para colorir a interpretação deste roquezinho.


Splish splash
Bob Darian - Jean Murray (versão: Erasmo Carlos)


Versão de Erasmo Carlos, Splish Splash repete o esquema de contar uma historinha como em O Calhambeque, mas dá uma boa idéia do moralismo da época, em que até um beijinho no escurinho do cinema caracterizava ousadia.


É proibido fumar
Roberto Carlos - Erasmo Carlos


Um exemplo de até onde a transgressão da Jovem Guarda pedia ir. É Proibido Fumar acabou sendo regravado décadas depois, com um evidente duplo sentido, fácil de perceber especialmente nas apresentações ao vivo de um certo grupo mineiro.


Um leão está solto nas ruas
Rossini Pinto


Será que era proposital? Mas essa canção de Rossini Pinto, aparentemente ingênua, alertava para o perigo de um leão que tinha fugido de um circo comer algum broto (a gíria da época para menina bonitinha). Jogo de palavras ou coincidência? Você decide.


Broto do jacaré
Roberto Carlos - Erasmo Carlos


Outra das primeiras parceria de Roberto e Erasmo. Desta vez, o ambiente é a praia, meio que pegando carona nos filmes americanos da Turma da Praia. Por coincidência, um dos maiores sucessos deste filão A Praia do Biquínis, com Frankie Avalon e Annette Funicello, foi lançado em 1964.


Os sete cabeludos
Roberto Carlos - Erasmo Carlos


Talvez a letra mais punk dessa primeira fase de Roberto Carlos. Fica claro que existiam turmas de adolescentes que saíam pela rua em busca de uma briga. O final é feliz, com a polícia sendo feita de boba, e ninguém saindo ferido.

Noite de Terror

Getúlio Cortes


Mais uma historinha, desta vez de terror. Forçando, dá para dizer que o compositor Getúlio Cortes — compositor também da lúgubre Negro Gato — se antecipou à trama de Thriller, sucesso de Michael
Jackson de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails