- Uma breve apresentação:
Hoje na coluna de estréia a música escolhida é "Amada, Amante" que muitas vezes é escrita de maneira errada ("Amada Amante" sem virgula, é a versão em espanhol, e "Amato Amore" é a italiano).
A música nº 12 do álbum de 1971 (Detalhes), é uma das exceções na parceria com Erasmo. Nessa ele fez a melodia e Roberto a letra. Foi uma canção feita para sua 1ª mulher Nice, divorciada.
Análise Poética:
Esse amor demais antigo/ Amor demais amigo /Que de tanto amor viveu: Quem nunca teve um amor infantil? Aquele que nunca se esqueceu? Ou uma grande amizade que acabou em namoro? A demora de assumir o amor, mostra que não é um relacionamento "novo".
Que manteve acesa a chama/ Da verdade de quem ama/ Antes e depois do amor: Dizem que a distância, aumenta o amor, no caso, ela o acendeu ainda mais.E você amada amante/ Faz da vida um instante/ Ser demais para nós dois: Quem já se apaixonou sabe: quando se está perto de quem se ama tudo passa diferente, não percebemos o tempo passar.
Esse amor sem preconceito/ Sem saber o que é direito/ Faz a suas próprias leis: O duplo sentido mais bonito da música: Direito, demonstra tanto o direito civil ao casamento, quanto ao não saber direito a dimensão do amor. E tudo isso cria suas próprias leis, civis e de amor respectivamente.
Que flutua no meu leito/ Que explode no meu peito/ E supera o que já fez: "Supera o que já fez" uma declaração direta: Nem um amor até hoje me fez sentir o que eu sinto.Neste mundo desamante/ Só você amada amante/ Faz o mundo de nós dois: Só a Amada importa e a mais nada. Ela é capaz de fazer tudo o que se precisa pra ser feliz no amor. É uma referencia muito comum nas músicas do Rei.
Amada, Amante...: Cria uma dupla interpretação: A mulher, que é sua amante, e a amante que é na verdade sua amada.Bom gente termina aqui nossa 1ª coluna. Tentarei escrever semanalmente. Espero que tenham gostado. Acho que está num formato meio engessado mas vou melhorando aos poucos. Comentem idéias e sugestões.
Abraços!A Próxima Música é: Sentado À Beira Do Caminho
- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior). Agora é também colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional.
GOSTARIA DE SABER POR QUE O NOSSO REI AINDA NÃO GRAVOU A TE DE JOVANOTTI MEU DEUS NA VOZ DE ROBERTO IRIA FICAR LINDA EM ITALIANO
ResponderExcluirOlá! Tenho um programa na Radio Clube AM 1400 - São Carlos, SP e dedico um espaço, como Cantinho do Rei. e ter acesso a essas análises poéticas, é demais. Parabens e muito sucesso.
ResponderExcluirAdorei esse espaço e a idéia é muito inteligente
ResponderExcluir