11 de agosto de 2008

Análise Poética - Nº 1 "Amada, Amante"

  • Uma breve apresentação:
Hoje o Blog "Roberto Carlos Internacional" inaugura uma nova sessão. Eu Diego Bachini Lima, virei aqui toda semana (assim espero) escrever uma coluna analisando as músicas do Rei Roberto Carlos (como autor, co-autor e interprete, inclusive dos especiais e shows). O objetivo é claro entreter, levando informações a você leitor.

Hoje na coluna de estréia a música escolhida é "Amada, Amante" que muitas vezes é escrita de maneira errada ("Amada Amante" sem virgula, é a versão em espanhol, e "Amato Amore" é a italiano).




A música nº 12 do álbum de 1971 (Detalhes), é uma das exceções na parceria com Erasmo. Nessa ele fez a melodia e Roberto a letra. Foi uma canção feita para sua 1ª mulher Nice, divorciada.

Num tempo marcado por guerras, guerrilhas e violência urbana, Roberto Carlos não se conformava com o fato de não poder oficializar o amor que sentia por sua mulher. E a letra de Amada, Amante fala exatamente disso.

Análise Poética:

Esse amor demais antigo/ Amor demais amigo /Que de tanto amor viveu: Quem nunca teve um amor infantil? Aquele que nunca se esqueceu? Ou uma grande amizade que acabou em namoro? A demora de assumir o amor, mostra que não é um relacionamento "novo".

Que manteve acesa a chama/ Da verdade de quem ama/ Antes e depois do amor: Dizem que a distância, aumenta o amor, no caso, ela o acendeu ainda mais.

E você amada amante/ Faz da vida um instante/ Ser demais para nós dois:
Quem já se apaixonou sabe: quando se está perto de quem se ama tudo passa diferente, não percebemos o tempo passar.

Esse amor sem preconceito/ Sem saber o que é direito/ Faz a suas próprias leis: O duplo sentido mais bonito da música: Direito, demonstra tanto o direito civil ao casamento, quanto ao não saber direito a dimensão do amor. E tudo isso cria suas próprias leis, civis e de amor respectivamente.

Que flutua no meu leito/ Que explode no meu peito/ E supera o que já fez: "Supera o que já fez" uma declaração direta: Nem um amor até hoje me fez sentir o que eu sinto.

Neste mundo desamante/ Só você amada amante/ Faz o mundo de nós dois: Só a Amada importa e a mais nada. Ela é capaz de fazer tudo o que se precisa pra ser feliz no amor. É uma referencia muito comum nas músicas do Rei.

Amada, Amante...: Cria uma dupla interpretação: A mulher, que é sua amante, e a amante que é na verdade sua amada.

Bom gente termina aqui nossa 1ª coluna. Tentarei escrever semanalmente. Espero que tenham gostado. Acho que está num formato meio engessado mas vou melhorando aos poucos. Comentem idéias e sugestões.

Abraços!

A Próxima Música é: Sentado À Beira Do Caminho

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior). Agora é também colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional.

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER POR QUE O NOSSO REI AINDA NÃO GRAVOU A TE DE JOVANOTTI MEU DEUS NA VOZ DE ROBERTO IRIA FICAR LINDA EM ITALIANO

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho um programa na Radio Clube AM 1400 - São Carlos, SP e dedico um espaço, como Cantinho do Rei. e ter acesso a essas análises poéticas, é demais. Parabens e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse espaço e a idéia é muito inteligente

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails