28 de dezembro de 2008

Análise Poética nº 10 "Amigos, Amigos"

Depois de tanto rabiscar, em tudo, em qualquer lugar, seu nome e o meu...

Amigos, Amigos
Isolda; Milton Carlos

Tanto tempo de nós dois/ Não sei por que pouco depois/ Não existe mais/ Tantas cartas já escritas/ Tantas noites mal dormidas/ É o que aqui me traz/ E você ainda insiste em pedir/ Que eu continue a lhe ver/ Na simples condição de amigos

Amigos, Amigos conta a história de um rapaz (no caso com Roberto cantando, já que na letra não é possível definir nenhum gênero) que se apaixona pela amiga. Ela, porém não quer nada além da amizade... Ele já se declarou, e está sofrendo pela solidão.

Depois de tanto rabiscar/ Em tudo, em qualquer lugar/ Seu nome e o meu/ Tudo que é seu está marcado/ O seu retrato até molhado/ Pelos beijos meus/ Nosso mundo de promessas/ De palavras de carinho/ Vi cair no chão/ E você quer a condição de amigos

Quando se está apaixonado, é natural escrever as iniciais da amada em todos os cantos: na mesa do colégio, nos cantos das folhas dos cadernos, dos livros... Olhar uma fotografia e sentir vontade de ter quem se ama perto de você... Choramos e beijamos a foto da amada. Nesse trecho da música uma segunda visão de situação pode ser vista: Um casal que se separou, e apesar de ele ainda a amar, ela só que a amizade dele ‘Nosso mundo de promessas/ De palavras de carinho/ Vi cair no chão’

Refrão:
Amigos, amigos/ Não sei como nem por que/ Amigos, amigos/ Amigos, só amigos nada mais...

Ele repete não aceitando a condição... Como viver sabendo que quem você ama só lhe quer como um simples e comum amigo?

Seus cabelos, suas mãos/ A sua voz com emoção/ Guardo comigo/ E a vontade que senti/ De me enganar que te esqueci/ Não fez sentido/ A saudade não contada/ Toda a lágrima calada/ Não posso guardar/ E não podemos ficar amigos

A textura, o cheiro dos cabelos; a suavidade do toque das mãos; a doçura da voz... Tudo isso fica dentro dele como um sinal da saudade.
E aqui me pareceu algo como a ‘marca do autor’(da autora no caso), algo muito bonito mesmo: ‘De me enganar que te esqueci’ me lembrou ‘Outra Vez’ (me esqueci de tentar te esquecer). Achei lindo encontrar isso nessa música também... É uma das minhas frases preferidas... Bom depois do momento mais pessoal:
A vontade de esquecer não a suficiente perto de todo amor. Então ele decide que é melhor viver sem a amizade dela também. Porque assim ele não vai sofrer tendo ela apenas como amiga...

Refrão

A Próxima Música é: Você Não Serve Pra Mim

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog RCI, garante que em 2009 a análise poética vai ser publicada toda semana :D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails