31 de agosto de 2009

Análise Poética nº 19 "Amigo"

Não preciso nem dizer tudo isso que eu lhe digo. Mas é muito bom saber que eu tenho um grande amigo...

Amigo
Roberto Carlos; Erasmo Carlos

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada/ Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas/ Cabeça de homem mas o coração de menino/ Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada


A amizade é uma das coisas mas importantes para o ser humano. Amigo consegue trasmitir tudo o que existe em uma grande amizade. A verdadeira irmandade, as vezes mais forte que a de sangue mesmo. Roberto retrata Erasmo como ele realmente é e como todo amigo deve ser: ter a responsabilidade de um homem feito, com a pureza do coração de uma criança. Aquele que não importa a circunstância, esta para andar lado a lado, ombro a ombro, com sorrisos e com lágrimas.

Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro/ Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro/ O seu coração é uma casa de portas abertas/ Amigo você é o mais certo das horas incertas

Dizem que conheçemos os amigos quando estamos nos momentos de dificuldade. Roberto fez questão de não só falar disso, mas de falar da grande superação de Erasmo. Aqui (talvez sem querer) a música acaba ganhando um sentido que foi mais explorado nos países que falam espanhol: o Amigo também pode ser Jesus Cristo, que é o grande amigo de todos nós. O mais certo nas horas incertas.

Às vezes em certos momentos difíceis da vida/ Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída/ A sua palavra de força, de fé e de carinho/ Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho/

As vezes uma palavra, um pequeno incentivo, vale mais que qualquer outra coisa. Nos momentos de dor é que podemos ver o que essas palavras conseguem nos confortar. E nos fazem sentir mais forte para lutar, e saber que não estamos sozinhos (criando mais uma analogia com Jesus Cristo e Deus)

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada/ Sorriso e abraço festivo da minha chegada/ Você que me diz as verdades com frases abertas/ Amigo você é o mais certo das horas incertas

Amizade é feita também de sinceridade. As vezes é preciso dizer a verdade para o bem do amigo. E com Roberto e Erasmo, essas verdades são frases abertas, sem medo da reação do outro. Mas aqui Roberto também fala de como é bom encontrar com Erasmo nos momentos de felicidade, pois ele é 'Sorriso e abraço festivo da minha chegada'...

Não preciso nem dizer/ Tudo isso que eu lhe digo/ Mas é muito bom saber/ Que você é meu amigo/ Não preciso nem dizer/ Tudo isso que eu lhe digo/ Mas é muito bom saber/ Que eu tenho um grande amigo

E verdade. Quando Roberto mostrou essa música no apartamento do Erasmo em Ipanema, o Tremendão sabia que ele não precisava dizer uma palavra de tudo o que ele tinha dito. Ele já sabia de tudo. E chorou como uma forma de mostrar o quanto Roberto era, e ainda é, tão importante pra ele. Que ele também queria que RC soubesse que ele também era um grande amigo.

Uma amizade é assim, uma via de mão dupla, onde não é importante a quantidade de afeto, mas apenas a existência dele nos dois lados.

A Próxima Música é: Querem Acabar Comigo

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, e dedica essa coluna aos seus amigos em especial a Julienn Scott Murray Breder e Guilherme Ferreira Cordeiro que foram 'os mais certos nas horas incertas'; agradece também aos meus amigos HenryRoss, Tadeu Prado e James Lima pelas oportunidades no blog Roberto Carlos Internacional, no programa Roberto Carlos Suas Músicas E Sua História, e no Blog Roberto Carlos Braga, respectivamente, aonde pude me expressar falando das músicas, dos duetos, e dos discos do Rei Roberto Carlos.
ESSE MÊS DE AGOSTO NOSSA COLUNA COMPLETOU 1 ANO! FOI NO DIA 11/08/2008 ÀS 17:18 QUE A ANÁLISE DE AMADA, AMANTE FOI PUBLICADA.

2 comentários:

  1. Olá,Diego!

    Muito boa e bastante detalhada essa análise de "Amigo".

    Acho bastante interessante essa ideia de analisar as letras das músicas do nosso RC.

    Continua, pá!

    Abraços robertocarlisticos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa, cara !
    Muito boa mesmo !
    Vou até salvar aqui pra mandar para amigos meus.

    E obrigado por me citar na matéria ! Você também é um grande amigo !

    Um Forte Abraço !

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails