3 de novembro de 2008

Momento do Fã: Diego Bachini Lima - Canzone Per Te

No dia 24/10/2008 Diego Bachini Lima (colunista deste Blog) fez uma homenagem aos 40 anos da vitória de Roberto Carlos no Festival de San Remo de 1968 (um pouco atrasado quanto ao mês, já que o Festival em 68 foi em Fevereiro).
A apresentação aconteceu no Festival Literário do Colégio Nossa Senhora das Mercês de tema: "Em 68, Machado e Rosa: Dois dedos de Prosa"
Diego cantou a segunda versão da música Canzone Per Te, apresentada na Itália, por Sergio Endrigo e Roberto Carlos.


Canzone Per Te

Sérgio Bardotti; Sérgio Endrigo
La festa appena incominciata e già finita
il cielo non e più con noi
il nostro amore era l'invidia di chi è solo
era il mio orgoglio, la tua allegria

E' stato tanto grande ormai, non sa morire
per questo canto, e canto te
La solitudine che tu mi hai regalato
io la coltivo come un fiore

Chissà se finirà,
se un nuovo sogno la mia mano prenderà
se a un'altra io dirò le cose che io dicevo a te

Ma oggi devo dire che ti voglio bene
per questo canto, e canto te
E' stato tanto grande ormai, non sa morire
per questo canto, e canto te

Chissà se finirà,
se un nuovo sogno la mia mano prenderà
se a un'altra io dirò le cose che io dicevo a te

Ma oggi devo dire che ti voglio bene
per questo canto, e canto te
E' stato tanto grande ormai, non sa morire
per questo canto, e canto te


------ Entrevista com Diego Bachini Lima

Diego, de onde veio a idéia de fazer essa homenagem ao Rei?

-Na verdade isso é uma coisa que há muito tempo eu gostaria de fazer. Todo o ano nos festivais literários, eu me perguntava, "por que não falam de Roberto Carlos, afinal, nada mais poético do que ele". Ai o tempo foi passando e eu sempre quis fazer alguma coisa. Ano passado (2007) o grupo de teatro (TAME) iria 'cobrir' a parte aonde os jurados saem para a contagem de pontos... Eu passei por cima de meus colegas e coloquei "Negro Gato" dentre as músicas que iríamos tocar. Acabou sendo a música mais aplaudida no número. Esse ano, por ser o meu último, vi uma necessidade de homenagear o Rei. Então convenci a professora a me colocar cantando no festival ‘Canzone Per Te’ por causa do ano de 1968, ter sido parte do tema desse ano.

E foi difícil cantar em italiano?

-Na verdade não. Eu conhecia bem a música, e tinha a letra para cantar. Foi até mais fácil do que no ano passado.

Mas então você estava tranqüilo?

-Não, na verdade estava bem tenso, porque uma hora antes descobri que eu iria abrir o festival, que seria a primeira atração... Ai sim fiquei tenso.

Você cantou a segunda versão de ‘Canzone Per Te’, que não é tão conhecida quanto a que o próprio Roberto gravou aqui no Brasil. Por quê?

-Porque acho essa versão mais bonita, e também por ser a definitiva para os autores (Endrigo e Bardotti). Essa homenagem foi também para eles que se foram a pouco tempo (2005, 2007 respectivamente) e para a Itália, terra das minhas origens. E também foi para meu avô Luiz Gonzaga Bachini, que se foi também...

Você se emocionou ao cantar?

-Sim, muito. Não sei se dá pra perceber, mas eu tentei passar toda a minha emoção na hora de cantar. É algo que não dá pra explicar. Foi uma sensação que vou levar pro resto da vida.

No que você pensava quando cantava?

-Em muita coisa... Foi um dia muito emocionante... Cantar, interpretar e declamar. E muitos aplausos, sorrisos e no fim um 3º Lugar em Poesia. Na hora eu pensei em toda a minha vida até ali... Meus outros festivais, as pessoas que eu amo... Tanta coisa que eu nem sei dizer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails