14 de novembro de 2008

Análise Poética nº 8 "Costumes"

Como posso esquecer dos costumes se nem mesmo esqueci de você!!!
Roberto Carlos - Costumes


Costumes
Roberto Carlos; Erasmo Carlos

Eu pensei/que pudesse esquecer/certos velhos costumes/Eu pensei/que já nem me lembrasse/de coisas passadas

Os 'Costumes' em 1979, são o que em 1971, eram 'Detalhes'. A lembrança dos pequenos costumes, são como os "detalhes tão pequenos de nós dois". A diferença é que 'Costumes' é a visão de quem terminou, e agora está sentido falta do amor. 'Costumes' e Detalhes' são duas versões, os dois lados da mesma história.

Eu pensei/que pudesse enganar/a mim mesmo dizendo/que essas coisas da vida em comum/não ficavam marcadas/Não pensei/que me fizessem falta/umas poucas palavras/dessas coisas simples/que dizemos antes de dormir/

"Desesperada você tenta até o fim." 'Costumes' confirma isso. Só que por ironia aquele que falou tanto que os detalhes eram coisas muito grandes pra esquecer, agora tenta na música um desabafo, porque também não consegue esquecer. Ele tenta esquecer, mas tudo aquilo que o casal viveu junto ficou muito marcado no coração dele. As poucas pavalras são aquele retrato, que também procura antes de dormir...

De manhã/o bom dia na cama/a conversa informal/o beijo depois o café/o cigarro e o jornal/Os costumes me falam de coisas/de fatos antigos/não me esqueço das tardes alegres/com nossos amigos

Era tudo tão comum de se fazer, todo dia, que quando acaba, tudo faz falta. Parece que falta um pedaço. Mas ele parece sentir mais falta das coisas que eles faziam juntos do que da 'ex' mesmo.

Um final de programa/fim de madrugada/o aconchego na cama/a luz apagada/essas coisas/só mesmo com o tempo/se pode esquecer/

Os momentos de amor do casal, aonde os dois se tornavam um só, esses ficam marcados dentro do coração quando tudo acaba. Porque o amor é muito mais do que sexo. É aquilo que domina os amantes 'antes e depois do amor'.

E então eu me vejo sozinho como estou agora/e respiro toda a liberdade/que alguém pode ter

Esse é um dos momentos em que os Detalhes somem 'na longa estrada do tempo'. E é estranho não sentir nada por alguns instantes.

De repente ser livre/até me assusta/me aceitar sem você/certas vezes me custa

"De vez em quando você vai... Você vai lembrar de mim..." A saudade aperta o peito, ai não tem jeito: a solidão machuca e muito. As mãos tremem e o coração bate forte. É muito difícil viver sem o amor depois de já ter experimentado.

Como posso esquecer dos costumes/se nem mesmo esqueci de você!!!

Ai está a prova de que "um grande amor não vai morrer assim" e que ele vai sempre lembrar dela! Assim como em 'Detalhes' ela também não vai esquecer dele!
'Costumes' é menor do que 'Detalhes' talvez pela intensidade da dor e do amor. 'Detalhes' vai no fundo da alma para falar do amor. 'Costumes' vai em uma leve e triste saudade.

A Próxima Música é:
Cenário

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, vai estreiar esse Sabado no Programa Roberto Carlos

9 comentários:

  1. Valeu, bicho.
    Parabéns aos dois.

    Estamos à espera da próxima !

    Abraços
    James Lima
    www.robertocarlos.vai.la

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Diego, pela linda analise poética de "Costumes" comparando esta musica à outra anterior do Rei "Detalhes". Realmente, elas têm muita coisa em comum. "Detalhes" falava do amor do Rei vivido ao lado da primeira mulher dele, a Cleonice Rossi Braga (a Nice), mae dos filhos do Rei. Ja "Costumes" foi composta no depois que o Rei, separado da Nice, deixou a Mansao do Morumbi em SP, onde moravam, e ficou algum tempo vivendo num quarto de hotel. Em "Costumes", o nosso Rei expressa toda a dor e a falta que ele sente daquela por quem ele arriscou tudo, até a sua carreira, para se casar com ela, uma mulher desquitada, com uma filha e dois anos mais velha do que ele. O amor venceu. As fans do Rei entenderam e apoiaram a decisao pessoal dele de ser feliz ao lado da sua "Amada, Amante". Parabéns. Um grande abraço.
    Ocenilda, Verviers - Bélgica

    ResponderExcluir
  3. Ocenilda
    obrigado pelas palavras, mas eu quero apenas corrigir um 'detalhe': Detalhes (dizem) foi feita para a ex-namorada de Roberto, Magda Fonseca. A mesma que inspirou "Quero que vá tudo pro inferno". ;)

    Mas muito obrigado mesmo pela suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, Diego

    Quero um capricho igual no próximo post...se for musica minha então...
    Abração
    Eduardo Lages

    http://eduardolages.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. DIEGO ..

    ADOREI MUITO LINDO ! COSTUMES ,VC ME EMOCIONOU A TANTO TEMPO NÃO OUVIA ESSA MUSICA ,AGORA ........CENARIO COM MAESTRO VAI SER SHOW DE BOLA LINDO MESMO SEU BLOG PARABÉNS DIEGO !
    DA LITUANA DE SP -CAPITAL
    E JÁ VI QUE O MAESTRO PASSOU POR AQUI ISSO É MUITO LEGAL ,ELE É MARAVILHOSO COM SEUS FÃS SEMPRE ATENCIOSO !!!
    ADOREI NOTA 100000 DIEGO ASSIM VC VAI LONGE VOU VISITAR SEMPRE SEU BLOG PARA VER AS NOVIDADES VC TEM MUITO BOM GOSTO MUSICAL >>>

    BJS DA LITHUANA DE SP-CAPITAL A LITHUANA SE VC NÃO LEMBRAR DO BLOG DO MAESTRO EDUARDO LAGES...

    ResponderExcluir
  6. Maestro Eduardo Lages que honra para mim, ter recebido a sua visita aqui no blog!
    A próxima música é sim cenário e será muito caprichada! Vai ser muito especial para mim, por uma série de razões...

    --------------------------

    Agradeço as lindas palavras Lituana, mas o blog não é meu! Eu sou apenas colunista. Esse blog é do meu grande amigo HenryRoss...
    Mas adorei a sua visita ;)
    (e claro que eu lembro de vc ;) sempre leio seus comentários lá também :D)

    Abraços aos dois
    Diego Bachini Lima

    ResponderExcluir
  7. Maestro Eduardo Lages, para mim também é uma honra ter recebido sua visita ao meu blog!! =)

    E agradeço a todos que vieram prestigiar a Coluna do Diego... e deixar lindas mensagens...

    Muito Obrigado!

    Abraços!
    HenryRoss

    ResponderExcluir
  8. Diego:

    Achei muito linda a sua analise poetica!!!!!!!
    Parabens pelo lindo trabalho. Vou aguardar o proximo trabalho - Cenario!

    Diego, em Fevereiro (2 aa 6), estarei no Brasil e estamos planejando um encontro, no Rio, entre nos os apreciadores da musica do nosso Querido Maestro Eduardo Lages. Nao sei se ele poderah nos dar o prazer da presenca dele, mas pelo menos nos, frequentadores do blog, pensamos em nos encontrar, para nos conhecermos pessoalmente. Voce acha que poderia vir? Acho que voce nao mora tao longe do Rio - nao sei se eh Friburgo, nao me recordo. Falarei mais adiante neste assunto, lah no blog, para marcar com os amigos. Seria otimo se voce pudesse comparecer tambem.

    Mais uma vez, parabens pelo seu trabalho.

    Abracoseduardolageanos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Marcia que maravilha... dia 4 de fevereiro curiosamenete é meu aniversário de 18 anos xD...
    Sim eu sou de Fiburgo, e bom comparando com vc é bem perto mesmo xD...
    Muito Obrigado
    abraços eduardolageanos pra vc tmb!

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails