15 de janeiro de 2009

Análise Poética nº 12 “Lígia”

Você se aproxima de mim com esses modos estranhos, eu digo que sim. Mas seus olhos castanhos me metem mais medo que um raio de sol...

Lígia

Antonio Carlos Jobim (versão com toques de Chico Buarque)

Eu nunca sonhei com você/ Nunca fui ao cinema/ Não gosto de samba/ Não vou à Ipanema/ Não gosto de chuva/ Nem gosto de sol

A vida dele era um mar asmo. Meio rabugento, não gosta de nada. Nunca pensou em viver até então. Ele estava apenas tocando a vida.

E quando eu te telefonei/ Desliguei, foi engano./ Seu nome eu não sei,/ Esqueci no piano as bobagens de amor/ Que eu iria dizer/ Lígia, Lígia.

Então quando ele se apaixonou o medo tomou conta dele. Ele tentou telefonar e dizer o que estava sentido para ela. Mas faltou coragem, e ele disse ser engano. Só para ouvir a voz e o nome dela. Ele foi então até seu piano para dizer em melodias tudo o queria falar.

Eu nunca quis tê-la ao meu lado/ Num fim de semana/ Um choop gelado em Copacabana/ Andar pela praia até o Leblon

Ele fala da 'rotina de fim de semana' dele. O sair pra tomar um choop num barzinho em Copacabana e depois fazer uma caminhada até o Leblon... Ele nunca pensou em ter alguém pra fazer isso com ele.

E quando eu me apaixonei/ Não passou de ilusão/ O seu nome eu rasguei/ Fiz um samba-canção/ Das mentiras de amor/ Que aprendi com você./ Lígia, Lígia.

Quando ele se apaixonou, ela transformou tudo em nada. Ele foi tomado pela ódio, e quis esquecer dela. Mais uma vez foi para a música tentar se apoiar nela, desabafando, falando de todas as ilusões e mentiras de tudo que ele passou e aprendeu com ela.

Você se aproxima de mim/ Com esses modos estranhos/ Eu digo que sim/ Mas seus olhos castanhos/ Me metem mais medo que um raio de sol

Essa é a parte que mais me encanta nessa música: Olhos castanhos. As músicas do mundo todo exaltam os olhos verdes ou azuis (visto "Aquellos Ojos Verdes"(N. Menendez; A. Utrera) e "Your Song"(Elton Jonh) pro exemplo). Lígia não. A beleza dos olhos castanhos é valorizada. (Os belos olhos que estão na abertura dessa coluna, não me deixam mentir.)
Ela ainda parece gostar dele por isso quando ela vem, ele esquece de tudo e diz sim pra esse amor... Mas os olhos castanhos ofuscam sua visão. Mais do que um raio de Sol.

E quando você me envolver em teus braços serenos/ Eu vou me render/Mas seus olhos morenos/ Me metem mais medo/ Que um raio de sol/ Lígia, Lígia.

O dia que ela quiser estar com ele mais uma vez, ele não vai se opor. Mas os olhos morenos (ou castanhos) o fazem ele tremer de medo. Mais do que de um raio de Sol.


A Próxima Música é: Como Vai Você

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, e já teve o prazer de cantar Lígia no final de um dos ensaios da peça "Um 'Tom' Na Literatura" que homenageava Tom Jobim, com o grande músico Victor Ludolf ao violão, e com Bernardo Dugin e Walknéia da Rocha ouvindo essa versão analisada hoje, em 2007.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post!

    Abraços robertocarlisticos

    Ah! Aproveitei e votei no blogue.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails