2 de setembro de 2008

Análise Poética - Nº 2 "Sentado À Beira Do Caminho"

Depois de duas semanas em que o autor não pode terminar a sua coluna semanal (uma foi semana de prova, a outra preparação pro ENEM) finalmente a coluna está pronta, um pouco mas longa do que eu queria, mas como já atrasou demais, decidi não resumir a história da música dessa semana.



Português- Roberto e Erasmo - Sentado À Beira Do Caminho


Español- Roberto Carlos y Eydie Gorme - Sentado A La Vera Del Camiño


Italiano - Ornela Vanoni - L'Appuntamento


A História de Sentado À Beira Do Caminho:

Um dia Roberto Carlos começou a compor uma balada romântica que, com sua intuição e faro para o gosto popular, tinha certeza de que seria um grande sucesso. Roberto podia muito bem colocar aquela música no seu álbum. Entretanto, Roberto Carlos tinha outro destino para aquela composição: ela seria oferecida para Erasmo Carlos gravar. "Mas esta é uma balada romântica e a praia do Erasmo é mais o rock", contestou seu produtor na época Evandro Ribeiro (que aliais é autor de alguma músicas que Roberto canta, mas com o nome de Eduardo Ribeiro).

Pois seria pelo romantismo que Erasmo Carlos se reergueria após a decadência pós Jovem Guarda. Quando Erasmo ouviu os primeiros acordes, também não teve dúvida: queria aquele tema para ele. E eles se reuniram para trabalhar nessa nova composição, intitulada Sentado à beira do caminho.

A canção levou quase cinco meses para ser composta, porque eles conseguiam criar um refrão para essa música. Eles fizeram a primeira, a segunda, a terceira e quarta estrofes - e cada uma melhor do que a outra -, mas empacaram no refrão. Numa noite, no início de 1969, os dois se reuniram mais uma vez para trabalhar no estúdio da casa de Roberto, no Morumbi, em São Paulo. O cantor estava muito cansado e lá pelas três e meia da madrugada, como de costume, deitou-se no sofá para dar uma cochilada.

Erasmo continuou trabalhando, mas sem conseguir encontrar o fechamento para a música. Entretanto, depois de uns vinte minutos dormindo, Roberto acordou elétrico e pulou do sofá exclamando. "Já sei, já sei!" E, enquanto ainda esfregava os olhos, cantou bem compassadamente: "Preciso acabar logo com isto/ preciso lembrar que eu existo".

Imediatamente, Erasmo Carlos pegou lápis e papel e anotou a frase. Agora sim, depois de meses, Sentado à beira do caminho estava finalmente concluída. "Eu acho que ele sonhou com o refrão, só pode ser isso. E se demorasse mais um pouco para anotar ele ia esquecer, porque ao acordar ainda estava recente o elo entre sonho e realidade", afirma Erasmo.

Roberto Carlos estava tão envolvido com a nova composição que pediu para produzir aquela faixa no disco do amigo. Para tocar a guitarra base na gravação, Erasmo Carlos chamou Aristeu Alves dos Reis, integrante de sua banda Os Tremendões. Para a gravação de Sentado à beira do caminho, para a qual Aristeu criou uma bela harmonia. Até então, Roberto e Erasmo usavam apenas acordes perfeitos em suas composições.

E assim fizeram em Sentado à beira do caminho, com uma harmonia bem simples montada em sol maior, lá menor, ré maior e sol. Aristeu sugeriu então uma variação harmônica com acordes de sétima maior e sexta, que ele tocou na guitarra base. A partir daí, aquela seqüência harmônica acabou se tornando um maná para Roberto e Erasmo, que a usaram em várias outras composições, a mais famosa delas sendo Detalhes.

Ao ouvir a nova gravação ainda no estúdio, a divulgadora Edy Silva exclamou: "Nossa, Erasmo, que coisa linda, parece Chico Buarque". Naquela noite, Erasmo Carlos saiu do estúdio realmente muito contente com a canção, com sua interpretação e com o arranjo.

Com essa gravação, descortinou-se uma nova fase para o artista Erasmo Carlos. "A música foi um soco no estômago do mundo porque, na minha carreira, eu nunca havia feito algo tão avassalador", diz Erasmo. "Voltei a ganhar tapinhas nas costas e a ser recebido novamente com cafezinho na gravadora." E mais do que isso: Erasmo passou a receber convites e novas propostas de trabalho. O mais importante veio no final daquele ano, quando André Midani, o manda-chuva da Polygram, o convidou para se integrar ao elencoda gravadora, garantindo-lhe plena liberdade de criação. "Você vai gravar o que quiser, com quem quiser, da forma que quiser. Faça o que você quiser, mas faça. É importante qualquer coisa que você crie", disse o executivo. Ou seja, a Erasmo era prometido o mesmo tratamento que a gravadora dispensava a figurões de seu cast como Elis Regina, Chico Buarque e Caetano Veloso.

Sentado À Beira Do Caminho ainda ganhou mais destaque, quando em 2004 (eu acho, a memória as vezes falha) em sua versão em italiano (L'Appuntamento), ganhou os cinemas do mundo, sendo música tema do filme Doze Homens E Outro Segredo, na voz de Ornela Vanoni. L'Appuntamento é com certeza, um dos maiores sucessos da carreira de Ornela Vanoni.

Análise Poética

Sentado À Beira Do Caminho
Composição: Roberto Carlos; Erasmo Carlos

Eu não posso mais ficar aqui /A esperar! /Que um dia de repente/Você volte para mim... /Vejo caminhões /E carros apressados /A passar por mim /Estou sentado à beira /De um caminho /Que não tem mais fim...

Bonito né? Com a história da música fica fácil saber para quem ela foi escrita. Não para uma mulher (mas é lógico, que o sentido para o público é esse). Para o Sucesso. O sucesso que havia abandonado Erasmo pós-Jovem Guarda. A sensação de velocidade, sempre muito constante, ai aparece mais explicita do que em outras músicas.

Meu olhar se perde na poeira /Dessa estrada triste /Onde a tristeza /E a saudade de você /Ainda existe... /Esse sol que queima /No meu rosto /Um resto de esperança /De ao menos ver de perto /O seu olhar /Que eu trago na lembrança...

A tentativa de se levantar, se perde na poeira da estrada da vida, e o sol queimando indica o sofrimento da espera, e da luta pela conquista. Tanto no amor, quanto na carreira.

Preciso acabar logo com isso /Preciso lembrar que eu existo /Que eu existo, que eu existo...

O refrão mostra uma vontade de libertação da prisão que se tornou o amor (e o fracasso).

Vem a chuva, molha o meu rosto /E então eu choro tanto /Minhas lágrimas /E os pingos dessa chuva /Se confundem com o meu pranto... /Olho prá mim mesmo e procuro /E não encontro nada /Sou um pobre resto de esperança /À beira de uma estrada...

O sofrimento mais uma vez é exaltado, na esperança que o amor que o deixou sinta pena, remorso ou qualquer lapso do amor e retorne. Acho a parte mais humilhante e a mais bonita da música

Refrão

Carros, caminhões, poeira/ Estrada, tudo, tudo, tudo /Se confunde em minha mente /Minha sombra me acompanha /E vê que eu /Estou morrendo lentamente... /Só você não vê que eu /Não posso mais /Ficar aqui sozinho /Esperando a vida inteira /Por você Sentado à beira do caminho...

É de certo modo um ultimato. EU NÃO POSSO MAIS! E um grito de socorro, de amor, de tudo o que possa fazer a amada notar o sofrimento!

Refrão

Larará Larará Lararará!
Larará Larará Lararará!...

(Obs.: Item comum nos clássicos de RC & EC, sempre bonito e diferente o Larará Larará Lararará! xD)

A Próxima Música é: Negro Gato

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, arranha e tira alguns dedilhados das músicas do Rei nas horas vagas.

3 comentários:

  1. OLÁ!DIEGO
    É A PRIMEIRA VEZ QUE ACESSO O SEU BLOG E ACHEI MARAVILHOSA A ANÁLISE FEITA DESSA BELA CANÇÃO DO RC E EC,SABIA UM POUCO A HISTÓRIA DESSA MÚSICA MAS,ACHEI MUITO BOA TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO A ESSA MÚSICA.
    AMO AS MÚSICAS DO ROBERTO E DO ERASMO.
    PARABÉNS!!!
    E SEREI UMA ASSÍDUA LEITORA DO SEU BLOG.
    UM ABRAÇO!!!!

    DENILSA CARAMÊS

    ResponderExcluir
  2. POXA!HENRY
    EU POSTEI UM COMENTÁRIO ACIMA E PENSEI QUE ERA O DIEGO O DONO DO BLOG.GOSTARIA DE ME DESCULPAR PELA GAFE.
    PARABÉNS PELO BLOG!
    TÁ E DESCULPAS!!!!

    DENILSA CARAMÊS

    ResponderExcluir
  3. Olá Denilsa, é prazer receber uma mensagem sua! muito obrigado por visitar e participar do nosso Blog! Diego é um grande parceiro e amigo meu! o Blog é de todos nós

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails