13 de setembro de 2008

Análise Poética - Nº 3 "Negro Gato"

Talvez Negro Gato não seja uma música muito poética. Ou talvez dentro de alguma concepção, não seja poética, por se tratar de uma "historinha". Mas ela tem sim a sua maneira, sua poesia.


E escolhi ela como 3ª música comentada nessa coluna, por motivos, que apesar de serem de gratificação pessoal (nem sei se isso existe), acho que seria interessante dizer xD.

Nestas fotos, um momento raro de antropocentrismo do autor dessa coluna, um show no dia 19/10/2007 aonde com muita briga com todo o grupo, consegui colocar essa música do Roberto nesse show de intervalo de Festival Literário. Sem querer de maneira nenhuma exagerar foi a música mais aplaudida... (:P) Sendo a única que eu interpretei.



Roberto Carlos - Negro Gato - Especial 2006



Getúlio Côrtes; Jerry Leiber; Mike Stoller?
Negro Gato tem a história mais complicada de todas as música da história de Roberto.

O próprio Roberto pode explicar melhor do que eu: http://rapidshare.com/files/106947323/NegroGato_Versao.mp3.html

A música em questão é Three Coll Cats, de autoria de Jerry Leiber e Mike Stoller, compositores de outras músicas famosas dos Beatles e Elvis Presley (inclusive "Loving You")

A música é do álbum Decca Tapes dos Beatles. O Decca Tapes foi um teste que os Beatles fizeram para a gravadora Decca e foram reprovados. Quem canta a música Three Coll Cats é George Harrison. Isso em 1962.

Na minha opinião, Negro Gato preserva apenas um detalhe de Three Coll Cats. A maneira da pronuncia do refrão: Neeeegrooo Gato.
Lógico isso minha opinião.

Roberto Carlos - Negro Gato - Roberto Carlos - 1966

Negro Gato

Getúlio Côrtes

Eu sou um Negro Gato de arrepiar /Essa minha vida/ é mesmo de amargar/ Só mesmo de um telhado/ aos outros desacato/Eu sou um Negro Gato/

Como da pra perceber, negro gato é uma música que tem induz para o duplo sentido. Mas quando Getúlio Côrtes escreveu a letra pensou exatamente no gato preto andando pelo morro. Mas sem querer ele mexeu com a questão do negro na favela. Com isso o arrepiar que era tinha o sentido de medo do gato, tansforma-se em um adjetivo de beleza para o negro. O amargar acaba tendo o mesmo sentido. Desacato que é mais imcomodo com as atitudes do gato, e com a presença do negro.

Minha triste história/vou Ihes contar/e depois de ouvi-la/sei que vão chorar/ Há tempos que eu não sei/ o que é um bom prato/Eu sou um Negro Gato/

A dificuldade de comer do gato é igual a do homem. O prato também refere indiretamante ao emprego.

Sete vidas tenho para viver/ sete chances tenho/para vencer/ mas se não comer/acabo num buraco/Eu sou um Negro Gato/

Aqui o ditado popular, faz pensar que o negro consegue se virar em qualquer coisa, mas se não comer, assim como o gato, vai pro caixão.

Um dia lá no morro/ pobre de mim/ queriam minha pele para tamborim/ apavorado desapareci no mato/Eu sou um Negro Gato

Pro gato é pra tamborm mesmo. Pro negro, e por alguma razão, ele irritou um chefão do morro. Mas os dois conseguem fugir.


A Próxima Música é: Sua Estupidez


- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, e promete que talblturas das músicas do Rei que ele tira nas horas vagas estaram disponiveis breve.

4 comentários:

  1. Oi Diego,

    muito boa sua análise poética da música Negro Gato.

    O Getúlio Costes contou uma vez que se inspirou num gato que passava a noite toda miando no telhado das casas vizinhas e não o deixava dormir.

    Parabéns também por insistir em levar a poesia do Rei para que a garotada possa curtir a boa música e ter a oportunidade de demonstrar que também curte sua obra.

    Grande Abraço,

    Fabiano Cavalcante
    www.aplauso.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego,

    Realmente muito bacana essa canção. Suas análises são interessantes, gosto muito de lê-las, pois mostram exatamente a verdadeira poesia que há escondida em cada frase, em cada verso, de cada canção, de cada vírgula, de cada ponto.

    Parabéns, bicho.
    E obrigado pela visita no Blog *Roberto Carlos Braga*.
    Só tá faltando vc, Henry !
    rsrsrs
    Até o maestro Lages já passou lá.

    Um forte abraço
    James Lima
    Teresina-PI
    www.robertocarlos.vai.la

    ResponderExcluir
  3. gostei muito bacana mesmo

    MAY
    SãoPaulo

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails