21 de setembro de 2008

Análise Poética - Nº 4 "Sua Estupidez"

"Você vai ficar também sozinha eu sei, porque Sua Estupidez não lhe deixa ver, que eu te amo!

Roberto Carlos; Gal Costa - Sua Estupidez - Duetos - 2006
Roberto Carlos - Sua Estupidez - Roberto Carlos - 1969
Sua Estupidez
Composição: Roberto Carlos; Erasmo Carlos

Meu bem, meu bem/ Você tem que acreditar em mim/ Ninguém pode destruir assim/ Um grande amor/ Não dê ouvidos à maldade alheia e creia/ Sua estupidez não lhe deixa ver que eu te amo

As intrigas da vida e o próprio tempo vão destruindo o sentido do amor. A pessoa vai ficando cega, e não percebe o carinho de quem lhe ama de verdade.Sua Estupidez, talvez seja a música mais verdadeira de amor. Porque ela fala do amor que existe e quer sobreviver mesmo com todos os defeitos do ser amado.

Meu bem, meu bem/ Use a inteligência uma vez só/ Quantos idiotas vivem só/ Sem ter amor/ E você vai ficar também sozinha, eu sei porque,/ Sua estupidez não lhe deixa ver que eu te amo/

O Interlocutor vai até as ultimas conseqüências, chamando, da maneira mais bonita possível, o ser amado de IDIOTA. Algo que para alguns parece ser impensável.
"E você vai ficar também sozinha, eu sei porque," tem um charminho próprio de que faz chantagem emocional.

Quantas vezes eu tentei falar/ Que no mundo não há mais lugar/ Pra quem toma decisões na vida sem pensar/ Conte ao menos até três/ Se precisar conte outra vez/ Mas pense outra vez/ Meu bem, meu bem, meu bem, eu te amo

-"Olha vê se me escuta: eu te amo!!!" Sempre a música passa essa mensagem. As 'birras' de uma briguinha de casal, fazem o eu-lírico pedir calma: "conte ao menos ate três."
Com certeza com a briga o amor pensa em deixá-lo: "Mas pense outra vez..." pede o eu-lírico, sempre demonstrando seu incondicional amor.

Meu bem, meu bem/ Sua incompreensão já é demais/ Nunca vi alguém tão incapaz/ De compreender/ Que o meu amor é bem maior que tudo que existe/ Mas sua estupidez/ não lhe deixa ver que eu te amo

A última estrofe revela como se fosse realmente o último fôlego do cantor, terminando a conversa, como se deixasse o amor refletir com suas imbecilidades.

Apesar de parecer que a música se encaixa apenas em um relacionamento, ela também fala de certa forma, da tentativa de nascer um. O amor no sentido do Romantismo (escola literária):
A mulher é um ser inatingível. Quem nunca teve uma paixão impossível? Ou que ela (ou ele no caso das leitoras) não queria (ou não quer) ficar (ficar no sentido de namoro)?
Isso torna “Sua Estupidez” uma das músicas mais adaptáveis a vida de nós meros mortais. Afinal poucos vivem contos de fada :P.


A Próxima Música é: Como É Grande O Meu Amor Por Você

- Diego Bachini Lima é estudante, fã de Roberto Carlos (no Brasil) e Bee Gees (no exterior); colunista semanal do Blog Roberto Carlos Internacional, e comemora sua 4ª coluna,
pois o 4 é seu número da sorte xD!

Um comentário:

  1. Música fantástica, interpretada com maestria na voz de Gal Costa. Letra linda demais.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails