19 de setembro de 2011

Coencidências Musicais

Olá Amigos! Hoje neste artigos iremos apresentar algumas "coincidências musicas" envolvendo algumas canções de Roberto Carlos...

Miguel Gallardo - Hoy Tengo Ganas De Ti
Roberto Carlos - Amigo




Sebastião Braga - Loucuras de amor
Roberto Carlos - O Careta


 
Anna Identici - La Lunga Stagione Dell Amore
Roberto Carlos - Despedida



Yves Montrand - Les Feuilles Mortes
Roberto Carlos - Os seus botões 


Se você prestou atenção, vai notar uma certa similaridade, que muitos poderiam até considerar um plagio na melodia, desta musica aqui, chamada Les Feuilles Mortes, cantada pelo Yves Montrand, no filme “Paris é sempre Paris”, de 1951. A musica em questão foi composta por Jacques Prevert e Joseph Cosma em 194


 David McWilliams - The Days Of Pearly Spencer
Roberto Carlos - Preciso Lhe Encontrar



 Steve Lawrence - Pretty Blue Eyes
Roberto Carlos - Eu Te Adoro Meu Amor



 Pat Boone - I will
Roberto Carlos - Rotina



 Em 2007, o portal Te Contei trazia uma matéria anunciando que o cantor Roberto Carlos estava envolvido em um novo processo judicial por plágio. Assinada por Juliana Carnevalli, a reportagem relatava que neste processo, a justiça examinava a real autoria da canção “Traumas”, lançada pelo cantor em 1971. Com base na Lei do Direito Autoral (Lei 5.988/73), a professora de ensino municipal Erli Cabral Ribeiro Antunes entrou com ação contra o rei na 22ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Erli diz ser a verdadeira autora de “Traumas”, que originalmente levaria o nome de “Aquele amor tão grande”, escrita e registrada por ela na Escola Nacional de Música sob o nº 100, em fevereiro de 1971.

De acordo ainda com a matéria da Te Contei,

    “se o caso for confirmado, Roberto e Erasmo Carlos, que também assina a autoria de “Traumas”, teriam agido rápido. Seis meses após o rei ter recebido a fita cassete com a gravação de “Aquele amor tão grande”, a canção, com o novo nome, foi lançada. De acordo com o advogado de Erli, Nehemias Gueiros Jr., especializado em Direito Autoral, Show Business e Direito da Internet, a indenização pode chegar a R$ 1 milhão. É esperar pra ver”.

Não foi a primeira vez, já que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgou que o sucesso “O Careta”, lançado por Roberto Carlos em 1987, realmente tratava-se de um plágio da canção intitulada “Loucuras de Amor”, de autoria do compositor Sebastião Braga.

Embora não caiba a nós, os fãs do trabalho de Roberto julgar, há certas coincidências recorrentes em seus temas musicais. Por exemplo, “A mulher que eu amo”. Presta atenção no início:

 Agora, preste atenção na Introdução da Música 'Goodbye' do grupo Air Supply


  Goodbye - Air Supply
 Roberto Carlos - A Mulher que eu amo



  Outra introdução meio “igual” ocorre na famosa musica 'Cavalgada'. A introdução de Cavalgada do Roberto Carlos, é uma replica perfeita das notas iniciais de Moonlight Sonata, do Beethoven.

Beethoven - Moonlight Sonata
Roberto Carlos - Cavalgada



Confira e deixe seu comentário..

4 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog
    Sou fã de RC desde criança, hj tenho 36 anos..Engaçado é que a música Traumas foi gravada a mais de 30 anos... porque só agora que a professora venho se manifestar seus supostos direitos autorais( ai tem!) Assim como na música Loucuras de amor(O careta) que com certeza o rapaz tem uma culpinha no cartório e aproventou da generosidade de RC é infelizmente o mundo tem dessas coisas.lLendo os supostos plagios realmente fico " pasmo"....existem outras músicas de Roberto que lembram musicas de outros...por exemplo: A música é preciso saber viver a verão original, introdução me lembra uma música de uma banda de rock internacional, a música Quando digo que ti amo, o começo dela cantada e algumas partes é uito semelhante a uma música italiana gravada nos anos 70 chamada Cuando dico che ti amo, a música Tem coisas que a gente não tira do coração desde do primeiro momento que a ouvi- a introdução sempre achei semelhante a uma música do Eric Clapton((Wonderful Tonigth).... que engraçado....Agora se é plagio ou não...que tem mais culpa no cartoro são as gravadoras, pois a música acaba sendo uma mercadoria(mais-valia das gravadoras diria Karl Marx) e o cantor ou a banda funcionário da gravadora que acaba tendo que fazer o que a gravadora manda.
    Independnete disso acho RC o "cara" realmente merece otítulo de Rei....

    ResponderExcluir
  2. É tudo blá, blá,blá... Essa coisa de plágio é brincadeira, né? Desde que o mundo existe sempre existiu um espertalhão tentando se dar bem em cima de alguém que se sobressai na multidão. Se RC não fosse quem é, isso não existiria. Pô, fazer isso com RC a essa altura...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog! O rei do plágio não brinca em serviço, uma vergonha descarada, eu tbm fui vítima dele!

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails