Apareceu o arquivo com a biografia Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César de Araújo. Cortesia do "Projeto de Democratização da Leitura". Dessa vez não tem erro. Mete bronca - baixe, leia, compartilhe. Antes que a mão do Grande Irmão nos alcance e tire do ar o arquivo…
Download aqui.
(quem tiver problema para abrir o arquivo, experimenta clicar com o botão direito do mouse e salvar o link no computador. )
Origem: "Escriba v3.0" Escrito por Jorge Cordeiro
-- Gostou da Postagem?... estamos participando do TOP30, conto com seu voto =) --
Parei na contramão
- É a primeira dele com Erasmo, um marco histórico. Foi também a primeira a alcançar sucesso nacional. Antes disso, Roberto era conhecido apenas no Rio e em alguns lugares do Nordeste. É a minha moedinha número 1, ele costuma dizer.
É proibido fumar
- Essa música carrega tudo que o rock tem. A rebeldia, a transgressão, a letra aberta que pode jogar para múltiplas interpretações, até a mais atual, que fala de fumar baseado. É a canção com a qual Roberto entra na modernidade, quando ele abandona aquela coisa de broto, gíria dos anos 50. E não tem nada do que as pessoas chamam de inocência da Jovem Guarda. Eu PEGO uma garota é inocente? Isso é atualíssimo!
Não quero ver você triste
- É uma canção inusitada, declamada. Das canções dos anos 60, é uma das que ele mais gosta. A melodia é linda, chamou muito a atenção na época. Eles fizeram bem rápido. Erasmo chegou com a música e Roberto fez a letra em poucos minutos.
Quero que vá tudo pro inferno
- Maior sucesso da história da música brasileira. O que quero dizer é que nenhuma música lançada antes ou depois teve a repercussão dela. Mexeu com os militares, igreja, público, universidade. E definiu Roberto Carlos como rei da MPB. E por isso é tão estranho ele não cantar isso hoje. Seria como se os Rolling Stones não cantassem Satisfaction.
Você não serve pra mim
- Está no nível de qualquer rock de qualquer época de qualquer lugar. A guitarra é maravilhosa, o baixo também, assim como a interpretação de Roberto. Uma música pesada para a época. Seria um sucesso mundial se fosse lançada por um grupo inglês ou americano.
As curvas da estrada de Santos
- É o Help de Roberto Carlos. Preciso de ajuda / Por favor me acuda / Eu vivo muito só.... Ele compôs indo para um show no Guarujá, passando exatamente por aquela estrada. Chegou, fez o show e naquela madrugada mesmo definiu a música.
Jesus Cristo
- Uma obra-prima, de grande repercussão. Foi polêmica, por tratar de um tema religioso na música pop. E é a primeira música explicitamente religiosa de Roberto, além de ser a primeira canção-mensagem. Nos anos seguintes ele lançaria outras, como as ecológicas As baleias e Amazônia.
Como vai você
- Canção romântica perfeita, um presente que ele ganhou de Antônio Marcos (autor da música em parceria com Mario Marcos). Teve várias gravações. É simplesmente bela e direta. E perguntar Como vai você? é uma novidade em termos de abordagem romântica.
Olha
- Faz parte do álbum mais sofisticado de Roberto, de 1975. O pessoal vindo da bossa nova gostava muito dela. O título é o porém da música. Olha tem cara de nome provisório, tirado da primeira palavra da letra, e que depois acabou ficando. Mas não quer dizer nada.
Fera ferida
- É uma letra longa, ele podia ter parado antes, mas estava inspirado. E o título é ótimo. É a música que retrata a separação de Nice. Ele demorou a gravar, não conseguia acertar um andamento que gostasse. Tanto que ficou de 1979 a 1982, ou seja, três álbuns, até gravá-la.
Bravo!!! Cada vez este blog se mostra melhor!!!
ResponderExcluirmaravilha...o show tem que continuar...agora só espero as italianas e francesas.
ResponderExcluirum grande abraço.
Roberto Andrade
Dj andraderoberto "Kiko"
www.musiccharmelove.falai.net
andraderoberto@ig.com.br
e já votei também...o chato e que o link da votação sempre aparece...mais tudo bem faz parte.
maravilha.
Roberto Carlos é Rei... Que jamais perderá a magestade!
ResponderExcluirPena que as fãs internautas ele não possa abraçar !
Parei na contramão rsrsr,
Vou contar um segredo casei aos 14 anos isto há 38 anos atrás com um clone do Roberto Carlos, a quem até hoje chamo e Beto rsrrs
Apenas um detalhe ele é do dia 13 de Abril o Roberto 19.
O Beto aqui é espanhol rsrsr
Claro que isto na Juventude ... Já foi é passado!