5 de maio de 2007

Paulo Coelho chama Roberto Carlos de 'infantil' por vetar biografia

RIO - O escritor Paulo Coelho criticou a "atitude infantil" do cantor Roberto Carlos por haver promovido um acordo judicial para retirar do mercado uma biografia não-autorizada do "Rei".

- Roberto Carlos tem muito mais anos exposto nos meios de comunicação que ele já deveria estar acostumado (a comentários sobre sua vida). Continuarei comprando seus discos, mas estou muito chocado com sua atitude infantil - afirmou Coelho, um dos escritores com maiores vendas no mundo, em uma coluna escrita no jornal Folha de S. Paulo.

O autor de livros como "O diário de um mago" e "O Alquimista" considerou como uma possível ameaça à liberdade de expressão o acordo judicial a que chegaram na semana passada Roberto Carlos, a editora Planeta e o escritor Paulo César Araújo para retirar do mercado o livro "Roberto Carlos em detalhes".

Pelo acordo, Roberto Carlos retirou uma ordem judicial que havia acionado contra o autor da biografia e contra a Planeta.

Em troca, a editora, que segundo Coelho aceitou a proposta porque supostamente "o contexto era desfavorável", comprometeu-se a retirar os livros que ainda estão nas livrarias, e Araújo, que dedicou pouco mais de uma década a investigar a vida do cantor para produzir a biografia, aceitou manter silêncio sobre a vida de Roberto Carlos.

Desde que a biografia foi lançada, o cantor vinha protestando por supostamente ter sua intimidade violada.

Segundo Coelho, levando em conta sua admiração por Roberto Carlos e seu respeito pela editora Planeta, que publica suas obras no Brasil e em vários países de língua espanhola, foi com "grande tristeza" que se inteirou do "acordo que prevê a interrupção definitiva da produção e comercialização" do livro.

- O editor disse um disparate para salvar sua honra, o cantor não disse nada e o autor fica proibido de dar declarações a respeito - afirmou o escritor em sua coluna ao se referir ao acordo.

Roberto Carlos tem muito mais anos exposto nos meios de comunicação que eu e já deveria estar acostumado (a comentários sobre sua vida). Continuarei comprando seus discos, mas estou muito chocado com sua atitude infantil

Coelho assegura que, como escritor tem sido "sistematicamente atacado" desde que publicou seu primeiro livro, e tem "autoridade moral" para criticar um acordo desse tipo.

Segundo o escritor, qualquer pessoa, incluindo políticos, músicos, esportistas e escritores, sabe que desde o momento em que sua carreira começa a ser pública fica exposto para que sua vida seja investigada pela mídia e ver suas fotografias publicadas.

Disse ainda que desde que publicou "O diário de um mago", há 20 anos, foi objeto de "milhares de críticas", muitas das quais injustas e que terminaram sendo ataques pessoais, mas apenas de duas ou três calúnias.

- Estou pronto para defender minha honra, mas não vou perder um minuto do meu dia telefonando para um advogado e tentando saber o que posso fazer para defender minha vida privada, já que ela já não me pertence - acrescentou.

Coelho disse que a Planeta tem que explicar qual era esse "contexto desfavorável" que motivou o acordo e se por acaso o livro continha calúnias, porque, nesse caso, tem seu apoio integral, pois "calúnia é sinônimo de infâmia".

- Mas, caso contrário, está colaborando para que comece a ser aberto um sério precedente: a volta da censura - afirmou - Também continuarei sendo editado pela Planeta, pois temos contratos firmados. Mas insisto: gostaria que minha editora, dinâmica e corajosa em se instalar no Brasil, explique a todos os brasileiros o que significa esse tal contexto desfavorável.

Ele concluiu:

- Desfavorável é fazer acordos a portas fechadas, colocando em risco uma liberdade reconquistada com muito sacrifício depois de haver sido seqüestrada por anos pela ditadura.

Fonte: Globo Online

Um comentário:

  1. maravilha...o show tem que continuar...agora só espero as italianas e francesas.
    um grande abraço.
    Roberto Andrade
    Dj andraderoberto "Kiko"
    www.musiccharmelove.falai.net
    andraderoberto@ig.com.br
    e já votei também...o chato e que o link da votação sempre aparece...mais tudo bem faz parte.
    maravilha.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails