18 de abril de 2009

Artistas criam capas inovadoras para discos de Roberto Carlos

RIO - Como parte das comemorações dos 50 anos de carreira do rei, o GLOBO convidou quatro renomados artistas gráficos para criarem capas inovadoras para discos de Roberto Carlos. Confira abaixo as criações e as explicações de Luiz Stein, Rico Lins, Ricardo Leite e Léo Eyer

Luiz Stein:

A CAPA DEFINITIVA - A imagem de RC já faz parte de um imaginário. Se alguem é um ícone, esse alguem é ele. A "persona" visual criada por ele é reconhecível mesmo sem sua fisionomia. Existe um conjunto de elementos que garante essa leitura. Sua coleção mais recente de capas revela que nossa majestade demonstra clara preferência por tonalidades (azuis), posturas e fundos. Constatado isso, resolvemos homenagear o Rei com uma capa definitiva. A capa "eterna". Uma tentativa de síntese dessas preferências. Longa vida ao Rei. Parabéns.

Ricardo Leite:

Na minha opinião um disco do Roberto Carlos não pode deixar de ter a sua foto na capa. Por se tratar da capa de um cantor popular e que tem com um trabalho baseado em grande parte na interpretação das canções, a existência de seu retrato é importante. A sua imagem facilitará o reconhecimento do artista pelos fãs, encurtando a identificação do disco, seja na loja real ou virtual.

Porém, se os elementos de identificação - sua foto em close e o fundo azul - são importantes, por outro lado deveriam existir elementos de diferenciação para que o público não confundisse um disco com o outro. Um bom exemplo é o disco onde Roberto aparece com uma pena no cabelo, que apenas por isso destaca-se entre os discos do artista.

No meu projeto, trabalho sobre uma foto inédita de Roberto, emprestada generosamente pelo Milton Montenegro, reconstruindo o seu retrato com pequenos discos. Ao longo de 50 anos de carreira foram milhões de discos comprados e ouvidos por milhões de fãs brasileiros e de diversas nacionalidades. São estes milhões de discos do Rei da música popular brasileira que melhor traduzem o artista para um registro comemorativo como este.

Seu nome está dentro do título: REI, permitindo uma segunda leitura de um RCI. Aqui peço licensa para elevá-lo a Imperador Roberto Carlos Primeiro, embora me questione: poderá existir um segundo? O futuro dirá...

Léo Eyer:

O disco escolhido foi o Roberto Carlos de 1972. Foi escolhido pelo repertório, mas principalmente pela capa. Ela é uma de minhas favoritas. A foto original é do Armando Canuto e o design da capa é do Carlos Lacerda. Como a capa é uma de minhas favoritas, decidi manter sua estrutura original, mudando o tratamento da foto e redesenhando a tipografia.

A foto foi redesenhada e transformada em alto contraste, transformando a imagem do Roberto em ícone, pois assim como Che Guevara foi o ícone da revolução cubana, Roberto foi (e ainda é) o grande ícone romântico brasileiro. Roberto, porém, é um ícone romântico e a imagem em alto contraste ficaria muito dura e distante do universo do Rei.

Por isso desenhei sombras que suavisassem a imagem e trouxessem mais profundidade à foto. A cor escolhida foi o azul (por motivos óbvios) em suas variações de tom. Para a tipografia, decidi desenhar uma letra exclusiva. O Rei não merece nada menos que isso, certo? Escolhi como base uma fonte clássica, a Avant Garde, e redesenhei todos os caracteres.

A idéia eh que as letras fossem clássicas, mas ao mesmo tempo contemporâneas, mostrando que a capa foi redesenhada, mas ainda mantém vínculos com o projeto original.

Rico Lins:

RC é ® e é ©, é marca registrada e é copyright, é o rei do iê-iê-iê, do para-choque e da cavalgada, da canção de amor e da indústria do disco. Se o Elvis pop empunha um revolver, esta capa seria uma boa resposta do nosso rei do pop.

Fonte: O Globo.com

3 comentários:

  1. Bicho, eu gostei de todas as capas, mas fico com a do Ricardo Leite.
    Realmente um trabalho primoroso !

    Olhe só, vamos trabalhar muito no RCB esse fim de semana. Queria sua presença lá, hein?

    Um Forte Abraço
    James Lima
    www.robertocarlos.vai.la

    ResponderExcluir
  2. olhe so ,Henry passe esta mensagem para o james Lima.Tambem ja visitei seu blog e achei muito especial mas,como o RCI foi o primeiro que achei por fidelidade fiquei ca.Mas tenterei visitar sempre que me for possivel e adoro ler tudo sobre o REI.
    ADELINA TRINDADE)PORTUGAL

    ResponderExcluir
  3. enviado de DEUS p/pregar o amor em forma de canção!!! devanir13

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails